Solaris Login:

É necessário estar logado para adicionar aos favoritos. Informe seu e-mail abaixo para continuar!

Adicionar aos Favoritos

8 dicas para vencer a concorrência no mercado de trabalho contábil

Vencer a concorrência no mercado de trabalho não é algo que diz respeito somente a produtos e serviços.

Por Solaris Da Redação dia em Notícias | Fonte: Via BLB

8 dicas para vencer a concorrência no mercado de trabalho contábil
  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter

Vencer a concorrência no mercado de trabalho não é algo que diz respeito somente a produtos e serviços. Isso tem a ver também com o profissional.

Cabe a ele compreender a lógica de sua profissão e investir na carreira de maneira a estar sempre em evidência, com condições para ocupar cargos cada vez mais elevados.

Isso certamente não é tarefa fácil e envolve uma boa dose de dedicação. Na área da contabilidade, em especial, é preciso agir da maneira certa para se qualificar e estar em dia com as exigências do mercado.

Como vencer a concorrência no mercado de trabalho contábil?

1. Vá em busca de capacitação

O profissional contábil precisa estar sempre em dia com as diferentes demandas do mercado para demarcar seu espaço. É de conhecimento geral que, nos últimos anos, a contabilidade passou a ser vista pelos gestores como um braço importante na tomada de decisão.

Ou seja, empreendedores de diferentes naturezas veem o contador como o profissional apto a dar orientações adequadasem relação a investimentos e cortes de gastos. Sendo assim, é preciso buscar capacitação para oferecer exatamente esse tipo de solução para os empregadores.

A regra é estar atento às demandas que aparecem e se esforçar para estar apto a lidar com elas. A boa notícia é que cada vez mais surgem cursos desenvolvidos para viabilizar esse tipo de capacitação, como os realizados na modalidade EAD, que oferecem maior praticidade ao aluno.

Na busca por espaço em um cenário muito concorrido, como é o atual, participar de cursos que permitam melhor preparo é algo que o profissional dedicado precisa fazer, uma vez que o seu concorrente certamente fará.

É importante ter em mente que a graduação representa somente o primeiro passo que um profissional dá na área em que atua. É um passo importante, mas que dificilmente será a ação necessária na busca pelas melhores vagas. O caminho para se diferenciar no mercado é continuar estudando, seja por meio de cursos de especialização lato ou stricto senso, MBAs ou outras soluções.

A escolha nem sempre é fácil. Diante de boas alternativas, decidir por uma só significa abrir mão de outras oportunidades que a carreira oferece.

2. Faça uma reciclagem se for necessário

Da mesma forma, é preciso ter atenção especial com conceitos defasados. Eles podem surgir em casos de profissionais que passaram anos dentro de uma mesma organização, agindo de maneira muito específica, ou mesmo em jovens formados, que não se sentem seguros para atuar no mercado.

De qualquer forma, é fundamental saber identificar a necessidade de se reciclar. Sem isso, é possível ficar para trás sem perceber o real motivo. Esteja atento e procure se reinventar, se for o caso. Para tanto, procure ter senso crítico e, principalmente, estar cercado por informação.

Nesse caso, também é importante fazer cursos — quem sabe até uma nova graduação. Métodos modernos e recursos tecnológicos precisam ser assimilados para que você tenha como se promover na sua atividade da maneira correta.

3. Saiba como usar a tecnologia a seu favor

A tecnologia é fundamental nos dias de hoje. Seus concorrentes não terão a menor dificuldade para ocupar o espaço que seria seu no mercado de trabalho, caso você não mantenha intimidade com as novidades tecnológicas. Tenha certeza: no século XXI, um profissional de alto nível precisa dominar a tecnologia na contabilidade para que o seu serviço seja realmente útil para o cliente.

Para isso, é preciso se dedicar a temas que podem aperfeiçoar os procedimentos contábeis. Isso diz respeito a sistemas de gestão, por exemplo. Sistemas que simplifiquem o atendimento ao cliente também precisam ser dominados, pois, sem isso, por mais que você seja competente, outros profissionais terão uma solução mais interessante para o mercado do que a sua, tendo, assim, motivos para conquistar boas contas no seu lugar.

Aprofundar-se no assunto e compreender de que maneira soluções assim podem ser úteis, tanto para simplificar o relacionamento com o cliente quanto para tornar a rotina mais dinâmica, é pressuposto básico em um momento em que a tecnologia tem revolucionado de maneira significativa os processos.

4. Adquira um perfil de liderança

Além da questão técnica, é preciso considerar também outros elementos que são igualmente importantes na rotina de um profissional contábil. Ser uma figura proativa é fundamental para conseguir evolução profissional e vencer a concorrência no mercado de trabalho contábil.

Essa é uma vantagem que pode fazer você se distanciar da concorrência, uma vez que a maioria das pessoas costuma ter uma atuação mais reativa em relação às exigências do dia a dia.

Nesse caso, é fundamental desenvolver uma maneira mais colaborativa de atuar, apresentando ideias, agregando valores e unindo o grupo. O profissional que consegue se aproximar desse perfil tem grandes chances de se tornar um líder e ter destaque no mercado.

5. Desenvolva sua capacidade de observação

É preciso saber também o que outros profissionais estão fazendo para ter bons resultados. Eles devem ser parâmetros para você avaliar o seu crescimento. Muitas vezes, as pessoas têm sucesso fazendo ações que você também pode realizar, por isso, fique atento.

Fazer o chamado networking é fundamental para quem está em busca de novas informações a respeito do que o mercado espera. Eventos que reúnem especialistas permitem a você ter contato com suas ideias e, assim, progredir. Da mesma forma, outros profissionais que estiverem presentes também tendem a ajudá-lo com informações e contatos.

6. Procure oferecer uma visão estratégica para os clientes

Para ocupar um espaço mais destacado no mercado, é preciso oferecer muito mais do que o trivial no trabalho contábil. Vale reforçar: cada dia mais os clientes entendem o profissional da área de contabilidade como um aliado na sua tomada de decisão.

Muitos deles já contam com isso na hora de escolher um serviço contábil. Isso significa que cabe a você oferecer soluções capazes de otimizar os resultados desse cliente. Como dito anteriormente, para fazer isso, o ideal é ir em busca da qualificação necessária. Nessa busca, o foco precisa estar nos resultados oferecidos.

Um profissional contábil capaz de exercer um papel estratégico interessante entende não somente a respeito da situação financeira da empresa, mas, fundamentalmente, tem condições para analisar o mercado e, em função de sua percepção, indicar o caminho mais viável para o empreendimento.

7. Comece a encantar o seu cliente

Na prática, o que encanta o cliente é um serviço de qualidade, que permita a ele melhorar seus resultados de maneira significativa. Esse deve ser o seu foco e, para tanto, os cursos e todas as dicas aqui apresentadas serão muito úteis.

Invista na sua qualificação profissional, recorra a inovações que permitam melhorar a sua gestão de tempo e tente ser decisivo para as atividades do seu público, em vez de ter somente uma atuação burocrática. Tudo isso gera eficiência e permite o encantamento.

Esse é o caminho para conseguir a tão desejada fidelização de clientes. Consumidores fidelizados podem atuar como verdadeiros defensores do seu trabalho, agindo também na promoção dos seus serviços diante de um público maior.

Pense que esse é um tipo de marketing (conhecido como boca a boca) que tem muito valor por ser espontâneo e que depende única e exclusivamente da qualidade do trabalho que você oferece.

Quando um profissional consegue ser recomendado por quem se sente feliz com o serviço que ele oferece, rompe uma barreira muito difícil: a da falta de confiança por parte do novo cliente em algo que ainda desconhece. Invista na busca pelo encantamento e veja o seu trabalho ser muito mais reconhecido por sua excelência.

8. Invista em relacionamento e atendimento

As principais empresas do mercado já perceberam a importância de treinar seus colaboradores para que o relacionamento com o cliente seja um diferencial na sua estratégia de mercado. No caso dos escritórios de contabilidade e, em especial, do profissional que busca um espaço maior, isso também faz muito sentido.

É preciso se qualificar para, em primeiro lugar, ter na comunicação uma aliada. Saber como se expressar de maneira adequada é muito importante. Sendo assim, trabalhos de coaching podem ser úteis para que você adquira recursos para atender bem seus clientes.

Outra dica: leia muito. Na busca por boas referências, você pode encontrar ideias interessantes e, por meio delas, se apresentar como alguém capaz de fazer da busca pelos interesses do cliente o seu diferencial no mercado.

Em resumo, para vencer a concorrência e conseguir destaque no mercado de trabalho contábil, é preciso se manter constantemente em busca de aperfeiçoamento.

A realidade atual na qual as empresas entendem o profissional da área como um aliado — no que diz respeito à questão estratégica do empreendimento —, representa um forte motivo para você se aprofundar na parte técnica e, além disso, ter também uma atenção especial àquilo que pode acrescentar nos resultados da empresa.

 

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter

Olá, deixe seu comentário para 8 dicas para vencer a concorrência no mercado de trabalho contábil

Comentar:

Enviando Comentário Fechar :/
X

Fale Conosco:

Aguarde, enviando contato!