Solaris Login:

É necessário estar logado para adicionar aos favoritos. Informe seu e-mail abaixo para continuar!

Adicionar aos Favoritos

A reavaliação patrimonial e seus benefícios nas demonstrações

Porque a Reavaliação Patrimonial é benéfica aos Demonstrativos Contábeis/Financeiros.

Por Solaris Da Redação dia em Notícias | Fonte: AXS Consultoria Empresarial - Endividamentos

A reavaliação patrimonial e seus benefícios nas demonstrações
  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter

Empresas que tem por cultura analisar e apresentar seus Demonstrativos Contábeis e Financeiros, podemos citar entre os principais: Balanço Patrimonial, DRE -  dos Resultados do Exercício, Fluxo de Caixa Direto ou Indireto, entre outros mais.

É natural que empresas geralmente industrias (com seus maquinários) ou outras de segmentos que requer um grau de imobilização representativo, tenham em seus Balanços Patrimoniais registros históricos de aquisição de seus Ativos Imobilizados, porém, tais Ativos atendendo a um benefício fiscal, geram a depreciação mensal que é despesada e deduzida na apuração dos impostos e contribuições sobre o Lucro; a contra-partida dessa despesa de depreciação é a Depreciação Acumulada que também é registrada no Ativo Não Circulante, porém, como redutora do Ativo.

Ao final de alguns períodos (exercícios) em razão do acumulo da Depreciação, o Ativo Imobilizado, vai diminuindo sua representatividade e isso quando analisado por terceiros resulta na diminuição do conceito da empresa.

Esse efeito negativo sobre a análise do Balanço da empresa, pode ser eliminado, quando a empresa opta em realizar a Reavaliação Patrimonial, esse trabalho, pode ser realizado em 100% dos Bens Ativos, ou somente baseado nos bens com maior relevância financeira.

A Avaliação Patrimonial e realizada por profissionais com grande experiência e respaldada por Laudos Técnicos que atendem as normas ABNT e IBAPE, quando necessário assinadas por contadores e engenheiros.

Com esse laudo a Contabilidade pode efetivar os ajustes dos Ativos ao Valor Justo, em contra-partida aumenta também o Patrimônio Líquido da empresa, o que ao final demonstra o verdadeiro valor da empresa.

Vale Pensar e definir a realização da Avaliação Patrimonial e apresentar Demonstrativos que com certeza darão maior credibilidade à empresa.

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter

Olá, deixe seu comentário para A reavaliação patrimonial e seus benefícios nas demonstrações

Comentar:

Enviando Comentário Fechar :/
X

Fale Conosco:

Aguarde, enviando contato!